sexta-feira, 4 de maio de 2012

Factores que Condicionam a Exploração de um Recurso

Quando se decide explorar um recurso mineral em determinado sitio a que ter em conta vários factores que determinam a  viabilidade económica da exploração.
Não basta só que um recurso exista no local para que seja possível e viável  explora-lo.

Localização.

O primeiro factor a ter em conta é a localização da potencial exploração. Por vezes o recurso encontra-se em lugares com acessos difíceis longe do local de processamento e de venda o que torna o transporte e o produto final demasiado caros.

Concentração


Um recurso não é apenas viável de ser explorado por se  encontrar num determinado lugar, é necessário que este se encontre em quantidades acima do normal.
Para que o recurso seja explorado a sua concentração tem de ser maior que o seu clarke.

Clarke: É a concentração média de um determinado elemento químico na crosta terrestre e exprime-se em parte por milhão (ppm) ou gramas por tonelada.

Fig 1 - Exemplo do clarke de alguns elementos.

Cotação


Outro factor que determina a viabilidade da exploração é a cotação do mineral, ou seja, o valor que este mineral tem no mercado.
Se um determinado mineral tiver um valor muito baixo a exploração pode não ser viável pois a margem de lucro vai ser pouca ou até inexistente, no entanto se a cotação do mineral aumentar a exploração pode-se tornar viável.


Fontes:http://mundoadescoberta.blogspot.pt/2010/06/diario-de-aula-94-recursos-minerais.html

Sem comentários:

Enviar um comentário