quinta-feira, 10 de maio de 2012

Tipos de Solo


O tipo de solo encontrado em um lugar vai depender de vários fatores: o tipo de rocha mãe que o originou, o clima, a quantidade de matéria orgânica, a vegetação que o recobre e o tempo que se levou para se formar.
Em climas secos e áridos, a intensa evaporação faz a água e os sais minerais subirem. Com a evaporação da água, uma camada de sais pode depositar-se na superfície do solo, impedindo que uma vegetação mais rica se desenvolva.
Já em climas húmidos, com muitas chuvas, á água pode se infiltrar no solo e arrastar os sais para regiões mais profundas.

Tipos de solo

Solos arenosos
Os solos arenosos têm boa ventilação. Plantas e micro-organismos vivem com mais dificuldade, devido à pouca humidade. O solo arenoso possui teor de areia superior a 70%.
Fig 1 - Solo arenoso



Solos argilosos
Não são tão arejados, mas armazenam mais água. São menos permeáveis, a água passa mais lentamente ficando então armazenada.


Fig 2 - solo argiloso
 

Solo humífero
Esse solo apresenta uma quantidade maior de húmus em relação aos outros. É um solo geralmente fértil, ou seja, um solo onde os vegetais encontram melhores condições para se desenvolverem.
Fig 3 -  Solo humífero




Solo calcário
A quantidade de calcário nesse tipo de solo é maior que em outros solos. Desse tipo de solo é retirado um pó branco ou amarelado, que pode ser utilizado na fertilização dos solos destinados à agricultura e à pecuária. Esse solo também fornece a matéria-prima para o fabrico de cal e do cimento.


Fig 4 - Solo calcário.

Como podemos ver existem vários tipos de solo, a sua constituição varia de local para local . É importante a distinção dos vários tipos de solo pois permite-nos avaliar entre outras coisas o tipo de agricultura ideal para cada tipo de solo.



Fontes:  http://ajudaalunos.blogspot.pt/2009/07/rochas-e-solo.html 




Sem comentários:

Enviar um comentário