quarta-feira, 9 de maio de 2012

Aquífero




































Um aquífero é uma unidade geológica que contém água e que pode ceder em quantidades economicamente aproveitáveis.
Também deve constituir uma unidade natural de funcionamente, cujo comportamento seja susceptível de ser simulado através de modelos numéricos, com o objectivo de apoiar tarefas de gestão, tanto qualitativa com quantitativa.



Tipos de aquíferos:


Aquíferos livres - nos aquíferos livres existe uma camada impermeável que serve de base a uma zona superior, permeável saturada em água.


Aquíferos cativos ou confinados - são aqueles em que as formações que os constituem estão limitadas, no topo e na base, por formações impermeáveis. Toda a espessura do aquífero está saturada de água e a pressão no seu interior é superior à atmosférica.


Outras formações geológicas que contêm águas subterrâneas:
Aquitardo – formação geológica, impermeável, que permite a acumulação de água em falhas e a sua extracção só ocorre quando o furo se localiza sobre a falha.

Aquicluso – formação geológica que armazena água, mas não a liberta.

Esquema com os vários tipos de aquíferos:

Nota: neste esquema consideram-se ainda os Aquíferos semiconfinados - neste tipo de aquíferos, uma das formações encaixante, do topo e/ou da base, permite a transferência de água para outro aquífero.


Ainda existe muita gente que consome água proveniente dos aquíferos normalmente a partir de poços ou perfurações.Existem diferentes tipos de aquíferos que variam consoante a sua localização e o tipo de rocha em que se encaixa. É importante assim  o estudo dos aquíferos já que é neles  que se encontra uma grande parte da água potável do planeta. 
http://www.infoescola.com/hidrografia/aquifero/
http://www.educacional.com.br/reportagens/alterchao/parte-02.asp

Sem comentários:

Enviar um comentário