quinta-feira, 17 de maio de 2012

Métodos de exploração mineira.


As novas técnicas de mineração têm transformado radicalmente o método de exploração mineira. As antigas explorações eram feitas a pá e picareta mais isso deu lugar à tecnologia cada vez mais sofisticada para a extração e separação de recursos minerais. Como a nova tecnologia possibilita uma maior extração a preços reduzidos, o lucro das empresas será maior o que possibilita que as mesmas se dediquem á requalificação da mina. Muitas vezes os cuidados com os trabalhadores são postos em causa, e estes muitas vezes não têm o equipamento de segurança que deveria ser necessário e por isso estão a danificar a sua saúde.




Métodos de mineração estão constantemente mudando e melhorando as empresas para aumentar as taxas de extração e minimizar os impactos, tais como poeira, ruído e perturbação terra e água. There are numerous mining methods utilised around the world including open-cut mining (truck-and-shovel, strip mining, quarrying and dragline), underground mining (stoping methods, bord-and-pillar, longwall, caving methods, cut-and-fill and retreat benching) and highwall mining. Existem inúmeros métodos de mineração utilizados em todo o mundo, incluindo céu mineração a céu aberto (truck-and-shovel, strip mining, quarrying and dragline), mineração subterrânea (stoping methods, bord-and-pillar, longwall, caving methods, cut-and-fill and retreat benching) e mineração highwall. 

Open-Cut  de Mineração

Open-cut mining, otherwise known as surface mining, is most effective when the mineral deposit is close to the surface. Open-corte de mineração, também conhecido como mineração de superfície, é mais eficaz quando o depósito mineral está perto da superfície. The technique involves blasting and removing surface layers of soil and rock to reach the deposit. A técnica envolve decapagem e remoção de camadas de superfície de solo e rocha para alcançar o depósito. In some cases, a separation process is then used to eliminate waste by-products. Em alguns casos, um processo de separação é então usada para eliminar os resíduos de subprodutos. Separation methods include the use of gravity, heavy liquids, electrostatic and magnetic processes. Métodos de separação incluem a utilização de gravidade, líquidos pesados, electrostática e processos magnéticos. When the coal seam becomes exposed it is then drilled, fractured and mined. Quando a camada é exposta é então perfurado, fraturado e minado. Open-cut mining is more effective than underground methods, recovering 90% of the mineral deposit. Open-corte de mineração é mais eficaz do que os métodos subterrâneos, recuperando 90% do depósito mineral.
Fig 1 - Mina Open-Corte.


Mineração Subterrânea

Existem diversas variações de mineração subterrânea. O factor comum para todas as formas de mineração subterrânea é a criação de túneis que se estendem a partir da superfície na costura mineral e da utilização de máquinas para extrair o mineral.

Fig 2 - Mineração Subterrânea.

Bord e pilar

 Bord e pilar, ou na sala-e-pilar, é a técnica mais antiga de mineração subterrânea e foi amplamente usado em NSW antes da introdução da mineração longwall na década de 1960. O método de bord e pilares usa uma grade regular de túneis de mineração e envolve progressivamente o corte de painéis para a camada de minerio, deixando atrás pilares de minerio para apoiar a mina. O método de bord e pilar ainda é usado em algumas operações de mineração no entanto, este método de mineração está em declínio, á medida que novas tecnologias mais eficientes são introduzidas.
Fig  3 - Método de Pilar. 

Mineração Longwall

 Longwall mineração revolucionou mineração subterrânea de carvão com a sua capacidade de seguro, rentável e eficiente extração em grande escala. Longwall envolve o uso de tosquiadores mecanizados para cortar carvão longe enquanto hidráulica movidos suportes de hidráulica seguraram o teto da mina. Após a remoção de cada pedaço de carvão, os suportes hidráulicos movidos são progressivamente movidos para a frente e o teto colapsa atrás. Longwall é mais eficiente do que o método bord-e-pilar em que não deixar para trás pilares de carvão, permitindo assim uma maior taxa de extracção do recurso mineral.


Mineração Highwall 

 Highwall mineração é um método que envolve a utilização de uma máquina de mineração controlo remoto, o qual é conduzido para um veio de carvão para extrair o carvão. Este método é frequentemente usado para ir buscar o carvão deixado para trás das operações de mineração anteriores ou quando condições geológicas difíceis restringir o uso de métodos de mineração. O carvão é extraído a partir da base de um precipício (um highwall) usando perfuração horizontal para criar buracos no carvão pilares enquanto costura são deixados no lugar para suportar o telhado. Highwall é um método de mineração relativamente novo e existem dois tipos principais de mineração highwall: mineração highwall contínua e mineração sem-fim.






Mineração highwall contínua

 Este método envolve a utilização de uma máquina de extracção contínua que cria aberturas rectangulares para o veio de carvão de um highwall. O carvão é transportado para a superfície, usando um sistema de transporte.


Mineração Auger mining. 

O carvão é extraído usando um aparelho de mineração de broca. Esta máquina funciona como uma broca, com uma cabeça de corte rotativa no veio de carvão e criando orifícios circulares para aceder ao carvão. O carvão extraído é retornado para a superfície de utilizar a máquina de broca e um sistema de transporte.


Fig 4 - Mineração Auger Mining.


As novas técnicas de exploração mineiras permitem-nos uma exploração maior de recursos ao mesmo tempo que asseguram uma maior segurança dos mineiros. Cabe a estas inovações a maior qualidade do futuro. 
FONTES:
http://meg_bige.blogs.sapo.pt/6441.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Minera%C3%A7%C3%A3o



1 comentário:

  1. Estou tão feliz hoje porque Deus fez isso por mim depois de passar por momentos difíceis com outros credores e nada deu certo. Eu estava prestes a perder minha fé e esperança, mas ainda tenho que permanecer firme e buscar o que estou procurando. Estou feliz hoje porque Deus me indicou a melhor empresa de crédito e não me arrependo de nada depois de contatá-los e meu desejo foi atendido e me foi dado o referido valor que pedi (300.000,00 usd), o dinheiro foi pago em minha conta depois de duas semanas conversando com a empresa e eles não me estressaram ou me deram dor de cabeça para conseguir esse empréstimo deles, outros membros da minha família e amigos que eu encaminhei a eles também obtiveram o empréstimo, eu te amo para entrar em contato com pedroloanss@gmail.com / whatsapp + 1-8632310632. e pegue seu empréstimo rápido e isso é seguro e rápido, você que tem esperança perdida, fé e tudo que você tem tudo só em nome de pegar um empréstimo e nada dar certo, aposte comigo se você tentar esse homem chamado pedro jerome, você vai nunca se arrependa de nada e seu pedido de empréstimo será aprovado e pago diretamente em sua conta bancária, então corra agora e entre em contato com o atendimento rápido no whatsapp + 1-8632310632. peça qualquer tipo de empréstimo e ser-lhe-á concedido. eu te desejo o melhor

    ResponderEliminar