quarta-feira, 16 de maio de 2012

O que é o Solo?


Solo

Fig 1 - Solo


O solo é uma camada superficial da crosta terrestre, constituída por matéria mineral não consolidada (solta) e pelos organismos vivos e mortos.


Solo (presente à superfície da crosta terrestre) é a camada superior que recobre as rochas, sendo constituído por diversos tipos de minerais em quantidades diferentes (provêm da erosão da rocha-mãe) e de húmus (matéria orgânica decomposta por acção de organismos do solo).
No geral, o solo deriva das rochas, devido aos agentes erosivos e contém matéria orgânica.

No solo ocorrem muitas situações em que a matéria mineral se transforma em matéria orgânica e vice versa.


Os vários tipos de solo diferem entre si devido à rocha mãe a partir da qual se formaram.


A formação de um solo inicia-se com:
- a degradação da rocha-mãe, seguindo-se...
- processos erosivos como o vento e a chuva que desagregam a rocha e provocam alterações químicas que levam à sua fraturação: a temperatura que provoca contrações/dilatações fazendo com que apareçam fendas; a ação dos seres vivos (bactérias, fungos, líquenes, insetos, etc.) que se instalam nos fragmentos rochosos contribuindo também para a sua desagregação; etc.
Fig 2 - Solos.




Um solo maduro, após sofrer a erosão e junção da matéria orgânica, encontra-se dividido em camadas (horizontes). O solo deve apresentar 4 horizontes que se podem dividir em sub-horizontes.


Fig 3 - Horizontes dos solos.

Constituição do solo


Os principais constituintes do solo são a matéria mineral, a matéria orgânica, a água e o ar, dependendo as proporções destes constituintes do tipo de solo.


A matéria orgânica, no solo, é constituída por restos vegetais e animais. Uma parte da matéria orgânica constituinte do solo é designada por húmus e acumula-se à superfície.


A matéria orgânica existente no solo facilita a penetração das raízes, a retenção de água e o arar dos solos. O conjunto desta matéria com a matéria mineral, facilita a nutrição das plantas, fornecendo-lhe nutrientes essenciais.


O ar entra na constituição do solo para preencher os espaços existentes entre as partículas sólidas que não são preenchidos pela água. O ar presente nos "buracos" entre as partículas de solo resulta da combinação dos gases da atmosfera com os gases libertados durante as atividades biológicas e químicas ocorridas ao nível do solo, daí ser também chamado atmosfera do solo.
Um solo pouco arejado é também pouco produtivo pois não oferece oxigénio suficiente para a respiração das raízes.


A água é o constituinte do solo onde se encontram substâncias dissolvidas. Desempenha uma importante função na formação de um solo e é indispensável às formas de vida que nele vivem.


A quantidade de água no solo (humidade) depende de vários factores como o clima, a textura, estrutura e permeabilidade do solo, a ação dos seres vivos e varia com o tempo e a situação geográfica do solo considerado. A sua percentagem num solo não é constante porque se encontra sempre em movimento; pode infiltrar-se, evaporar-se ou ser absorvida pelas plantas.

solo é de importância vital para os seres vivos, pois serve-lhes de suporte dando abrigo às plantas e aos animais e contribui para a sua alimentação. Em conjunto com os seres vivos, constitui a Biosfera.


Fontes: http://ajudaalunos.blogspot.pt/2009/07/rochas-e-solo.html
                        http://domingos.home.sapo.pt/rochas_1.html


Sem comentários:

Enviar um comentário