quarta-feira, 9 de maio de 2012


Explorações de recursos geológicos.

Com a crescente populacional e industrial com que nos enfrentamos hoje em dia, também é necessário haver um aumento da exploração de recursos geológicos. Para a exploração em massa desses recursos é necessário nova tecnologia e pesquisa que envolve um grande investimento. O Homem com este ritmo de exploração está a fazer com que alguns recursos naturais se esgotem e assim o preço dos mesmos aumente. Actualmente são os factores de ordem económica e tecnológica que determinam o que pode vir a ser minério.

Desde o inicio o homem tem utilizado recursos geológicos para o ajudar no seu dia-a-dia, em épocas como por exemplo a idade do bronze, cobre, pedra, etc.
Sendo assim, um recurso geológico é um conjunto de materiais de origem geológica no estado sólido, liquido ou gasoso  que o homem utiliza em seu proveito.Os locais de exploração mineira designam-se de minas e podem ser a céu aberto ou em profundidade.A exploração de um recurso geológico está dependente de vários factores como por exemplo a concentração em partes por milhão (ppm) do elemento químico tem de ser superior ao seu clarke(concentração média de um dado elemento na crosta terrestre). Uma zona onde o a concentração em ppm é muito superior ao clarke diz-se que é um jazigo mineral e quando o agregado mineral tem um constituinte que constitui interesse económico denomina-se minério.
Um dos maiores problemas da exploração mineira é o material resultante da separação e tratamento que não é aproveitado designa-se de ganga. Ao conjunto de ganga que é acumulada superficialmente denomina-se escombreira. Por vezes devido ao avanço da tecnologia e do interesse económico de certo mineral, o que dantes se considerava ganga passa a ter valor industrial e se passa a classificar de minério. O lítio, o urânio, é um desses exemplos.
As escombreiras podem influenciar muito o meio ambiente circundante na medida em que devido à erosão, devido principalmente ás águas da chuva, os minerais presentes nas escombreiras podem ser lixiviados e assim contaminar solos circundantes e recursos hídricos de metais pesados.

Devido à exploração mineira podem referir-se várias alterações tais como:
- Contaminação da atmosfera através de partículas sólidas, poeiras e gases.
- Elevada poluição sonora resultantes dos explosivos e da maquinaria utilizada.
- Contaminação das águas e dos solos que ficam com partículas sólidas e elementos tóxicos.
- Destruição da paisagem natural, fauna e flora, nomeadamente depressões no solo ou montanhas que não existiam que causam uma modificação das redes hidrográficas.
- Modificação do ambiente sociocultural que é reflectida no aumento da densidade de trafico de transporte dos minerais.  
Bibliografia: Livro de geologia 12º ano
Reflexões: Os recursos geológicos cada vez vão se tornar mais difíceis de encontrar pois o elevado consumismo é o principal motivo para a sua excessiva exploração.


1 comentário:

  1. a exploração de recursos contribui para um melhoramento na nossa qualidade de visa. Mas precisamos de os cuidar se não eles irão desaparecer mais depressa do que pensamos.

    ResponderEliminar