terça-feira, 22 de novembro de 2011

Tipos de metamorfismo

 Rochas metamórficas são rochas formadas por transformações físicas e/ou químicas sofridas por outras rochas, quando submetidas ao calor e à pressão ou outro factor no  interior da Terra, num processo denominado metamorfismo. Existem vários tipos de metamorfismo, talvez os mais conhecidos sejam o metamorfismo de contacto e metamorfismo regional, no entanto existem outros tipos de metamorfismo como o metamorfismo dinâmico, metamorfismo de soterramento, metamorfismo hidrotermal, metamorfismo de fundo oceânico e ainda metamorfismo de impacto.
Retirado de http://geomarco.com/htm/temas/4.htm


 - Metamorfismo regional - desenvolve-se em grandes extensões e profundidades na crosta, e está relacionado com orogenias de limites  convergentes. As transformações metamórficas são geradas pela ação combinada, durante muito tempo, da temperatura, pressão litostática e pressão dirigida. O fluxo de calor pode ser intenso, com gradientes geotérmicos elevados, de até 60ºC/Km.
As rochas são fortemente deformadas, formando-se dobras e falhas, e sofrem recristalização, formando novas texturas e associações minerais estáveis nas novas condições, geralmente apresentam estrutura foliada, tendo como exemplos:ardósias, filitosxistosgnaisses, etc.
Este tipo de metamorfismo é considerado responsável pela formação da grande maioria das rochas da crosta terrestre e frequentemente está associado  a expressivos volumes de rochas graníticas.



- Metamorfismo de contacto -  é influenciado apenas pela temperatura. Este tipo de metamorfismo é caracterizado junto ao contacto, sob influência do calor cedido por uma intrusão magmática que corte uma sequência de rochas. Esta área transformada chama-se auréola de metamorfismo que depende de vários factores: da temperatura de intrusão, da capacidade calorífera , da diferença da temperatura da intrusão e das rochas encaixantes, do tipo de esforço que acompanha a intrusão, a natureza química das rochas encaixantes e a natureza do magma. As rochas resultantes do metamorfismo de contato são denominadas de hornfels.


 - Metamorfismo de soterramento -  ocorre em bacias sedimentares em subsidência. É resultado do soterramento de espessas sequências de rochas sedimentares e vulcânicas a profundidades onde a temperatura pode chegar a 300ºC  ou mais, devido o fluxo de calor na crosta.


- Metamorfismo hidrotermal -   é o resultado da infiltração de águas quentes através das fraturas e grânulos da rocha. Os minerais são cristalizados a temperaturas de 100 a 370oC


- Metamorfismo de fundo oceânico – característico dos rifts das cadeias meso-oceânicas, com a crosta recém formada e quente que interage com a água fria do mar.


- Metamorfismo de impacto – ocorre em regiões limitadas da crosta, em locais de impacto de grandes meteoritos. A energia de impacto é dissipada na forma de ondas de choque, que deslocam as rochas, formando a cratera de impacto e de calor, vaporizando o meteorito e fundindo as rochas.
Retirado de http://ciencias3c.cvg.com.pt/oitavo/rochas4.html



- Metamorfismo dinâmico ou cataclástico -  desenvolve-se em faixas longas e estreitas nas adjacências de falhas ou zonas de cisalhamento, onde pressões dirigidas de grande intensidade causam movimentações e rupturas na crosta terrestre. A energia envolvida produz intensa diminuição dos minerais em zona de maior movimentação, reduzindo a granulação das rochas em escalas diversas e formando-as com intensidade variável, transformando a rocha a nível textural e estrutural.




Fontes:http://www.infoescola.com/geologia/rochas-metamorficas/
          http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/cienciasnaturais/9rochas.htm
          http://www.rc.unesp.br/museudpm/rochas/metamorficas/metamorficas1.html
          http://ciencias3c.cvg.com.pt/oitavo/rochas4.html
          http://geomarco.com/htm/temas/4.htm
 

Sem comentários:

Enviar um comentário