segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Tipos de fossilização


Hoje em dia encontramos grandes evidências dos seres vivos do passado, os fosseis, estes além de serem diferentes no conteúdo também são diferentes na sua formação, acontecendo vários tipos de fossilização. Os principais tipos de fossilização:


Mumificação- ocorre quando o ser vivo fica aprisionado em âmbar ou em gelo. É o mais raro de todos os tipos de fossilização. Devido ao âmbar (resina) e ao gelo, o ser vivo consegue conservar as partes moles dando-nos assim informaçõespreciosas sobre esse ser.
Insectos preservados em âmbar.
Moldagem- processo mais vulgar que resulta do preenchimento interno das partes duras do ser vivo ou da moldagem da parte externa das partes duras do ser vivo.

Moldagem de uma amotine.
Recristalização- ocorre um rearranjo da estrutura do ser, sendo o ser cristalizado e fica assim com mais estabilidade, como por exemplo a transportação de aragonite em calcite.
Exemplar de molusco bivalve Anodontites pricei. Reparar na pequena porção da concha original de aragonite (A) recristalizada em calcite nas demais porções do fóssil (B) (foto de Eliseu Dias).

Carbonificação- ocorre quando se dá perda de substâncias voláteis, restando apenas uma película de carbono. É mais frequente surgir em restos de seres vivos que contêm quitina, celulose ou queratina.

Exemplo de Carbonificação.
Mineralização- ocorre quando substâncias minerais são depositadas em cavidades de ossos ou troncos. É assim que se forma a madeira petrificada.

Mineralização de um peixe.
Incrustração- ocorre quando substâncias trazidas pelas águas se infiltram no subsolo e se depositam à volta do animal ou planta, revestindo-o. É o que acontece em animais que morrem em cavernas.
Exemplo de Incrustração

Sem comentários:

Enviar um comentário