quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Formação e a deriva dos continentes

A nossa Terra formou-se há cerca de 4600 M.a e desde esse tempo veio a tornar-se naquilo que hoje vemos. Desde que se formou tem sofrido constantes desgasificações que ocorrem em grandes vulcanismos ou em pequenos géisers, tem formado crosta continental e oceânica, tem sofrido grandes ciclos polares e muitas mais coisas que foram necessárias á nossa existência.
No inicio o planeta Terra era uma bola de rocha liquida e gases fundidos e a sua temperatura era superior á da superfície do sol. A terra esteve constantemente debaixo de colisões com corpos celestes como asteróides e até a nossa Lua que provocaram um aquecimento do planeta.
Mas passados milhões de anos á medida que o planeta ia arrefecendo e a formar uma crosta oceânica basáltica primitiva ia-se também desgaseificando e a formar uma densa camada de gases de efeito de estufa e água abundante (agua que provavelmente veio cometas e astróides), que deram origem a chuvas indetermináveis que cobriram praticamente todo o globo.
Mas o interior do planeta estava ainda a uma temperatura muito elevada, a rocha encontrava-se num estado fluido o que proporcionou movimentos de convecção  que levaram ao inicio da formação dos continentes. O nome do primeiro conjunto de continentes chamava-se rodinia.
A partir desta altura, os continentes foram crescendo e movimentando-se até se formar no que são hoje. 


2 comentários:

  1. Com tantas transformações que a Terra sofreu e durante tanto tempo o ser humano parece uma feliz ocorrência numa história demasiado longa. Apenas a geologia nos permite conceber que este planeta azul e cheio de vida foi alguma vez uma bola de fogo borvulhante.

    ResponderEliminar
  2. Neste post está muito bem explicado as transformações que a Terra sofreu até hoje.

    ResponderEliminar