sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Maravilhas Geológicas : Grutas

Esta é uma lista das grutas mais fantásticas que se encontram no nosso planeta, maravilhosas formações geológicas que se realçam pela sua mística, beleza, e grandiosidade.


Gruta dos Cristais-  Mina de Naica - 

Esta gruta, conhecida também como Cueva de los Cristales, ou Cave of Crystals, localiza-se na Mina de Naica, no estado mexicano de Chihuahua. A câmara contêm os maiores cristais de selenita naturais do mundo. Os cristais chegam a medir mais de 9 metros e a pesar mais de 50 toneladas. A gruta é extremamente quente com temperaturas que chegam aos 136 graus. Por este motivo, entre outros, a gruta mantém-se praticamente inexplorada, pois, sem protecção adequada um humano não aguenta mais de 10 minutos no seu interior.





Gruta Majlis al Jinn - Omã

Majlis al Jinn é a nona  maior gruta, com uma só câmara, em todo o mundo. Situa-se na área de Selma Plateau, a 1600 m de altura, em Oman. Foi descoberta em 1983 por Don Davidson.
[majlis+al+jinn+cave+oman+2.jpg]


Gruta Waitomo Glowworm - Nova Zelândia

Esta gruta neozelandesa é conhecida pela sua população de lagartas brilhantes, Arachnocampa luminosa (lagartas e, em fase adulta, insectos). Esta espécie é exclusiva da Nova Zelândia. O brilho desta lagarta tem o propósito de atrair as suas presas para os seus ninhos de seda, previamente tecidos. À partida, uma lagarta esfomeada brilhará mais do que uma que tenha acabado de comer.


Fantastic Cave Pit - EUA



Esta gruta é a mais profunda, conhecida em território norte americano. Nela caberia, por exemplo, o Monumento de Washington. Para se ter bem a noção da profundidade, uma pedra levaria 8 segundos a atingir o solo.


Sistema Sac Actun - México

Este é um sistema de grutas subaquáticas situada ao longo da costa na Peninsula do Yucatan. Com a exploração das grutas, em 2007, chegou-se à conclusão que Nohoch Nah Chich está interligado a Sac Actun, pelo que faziam parte do mesmo sistema, ficando este como nome do último grupo. Esta junção tornou este sistema subaquático o maior do mundo na sua categoria. Actualmente, mede 156 km, tendo sido apenas ultrapassado pelo sistema Ox Bel Ha (valores até 08 de Outubro de 2008). Estes dois sistemas têm lutado pelo título de mais longo desde 2007.




Fontes: http://news.nationalgeographic.com/news/2007/04/photogalleries/giant-crystals-cave/
http://www.ironammonite.com/2009/12/surviving-cueva-de-los-cristales-giant.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Sistema_Sac_Actun
http://en.wikipedia.org/wiki/Pit_cave
http://hypescience.com/as-7-mais-estonteantes-cavernas-do-mundo/2/

1 comentário: