quinta-feira, 12 de abril de 2012

Recursos Naturais


Fig 1- Recursos Naturais.


Os recursos naturais são elementos da natureza com utilidade para o Homem, com o objectivo do desenvolvimento da civilização, sobrevivência e conforto da sociedade. Podem ser renováveis, como a água, a luz do Sol, o vento, ospeixes, as florestas, ou não-renováveis, como o petróleo e alguns minérios. Os não-renováveis incluem substâncias que não podem ser recuperadas num curto período de tempo e os renováveis são aqueles que se podem renovar, ou serem recuperados, com ou sem interferência humana.Podemos ainda caracterizá-los, em relação à sua natureza, como:
• Recursos minerais
• Recursos biológicos
• Recursos hídricos
• Recursos energéticos



Os recursos naturais podem ser componentes da paisagem geográfica, desde que ainda não tenham sofrido importantes transformações pelo trabalho do Homem.

Recursos Minerais


Os recursos minerais são acumulações ou concentrações de rochas e minerais nacrosta terrestre. Os minerais são extraídos da crosta terrestre através da actividade mineira. Estas explorações não trazem apenas benefícios para o Homem, mas também consequências, ou seja, esta exploração causa poluição ambiental e atmosférica e altera a paisagem da região onde esta se encontra.

Jazidas minerais – acumulações de rochas ou minerais que têm algum interesse económico rentável para o Homem.

Fig 2 - Diamantes, um recurso mineral raro.

Recursos Biológicos

Os recursos biológicos englobam um conjunto de materiais e energia que o Homem pode obter a partir de outros seres vivos e são inesgotáveis. As principais consequências destas explorações são a perda da biodiversidade, a poluiçãoatmosférica, dos solos e da água e a destruição das florestas.As florestas servem para fabricar vários produtos, sendo um dos principais o papel, recurso mais utilizado na escrita, fabricado através da madeira. Sem a madeira das árvores, não existiriam cestos, secretárias, móveis, camas, lápis, casas de madeira entre muitas outras coisas.

Fig 3 - Pesca.


Recursos Hídricos


Os recursos hídricos são as águas superficiais ou subterrâneas disponíveis para qualquer actividade humana. Nos últimos anos os recursos hídricos têm sido profundamente influenciados pelas actividades humanas, especialmente pela construção de barragens, pelos extensos sistemas artificiais de rega, pela degradação das linhas de água e de bacias hidrográficas, por elevada contaminação de produtos químicos provenientes das indústrias e da agricultura nas águas subterrâneas e superficiais.

A água é o principal recurso natural. Dele dependem todos os processos biológicos, incluindo o nosso corpo que é constituído por 70 % de água e, de uma maneira ou de outra, todas as actividades humanas requerem a presença de tão precioso e indispensável recurso. Da água existente na Terra, 97,5% é salgada e existe nos oceanos e mares. Os restantes 2,5% representam a água doce, dos quais 2/3 se encontram no estado sólido e 1/3 que está em estado líquido (rios, lagos e lençóis de água subterrâneos). O Homem tem apenas ao seu dispor este último terço de água.

Fig 4 - Água.

Recursos energéticos

Recursos energéticos são todos aqueles recursos que direta ou indiretamente originam ou acumulam energia.Como Recursos energéticos, atualmente e ao nível dos países industrializados, utiliza-se como principal fonte de energia os combustíveis fósseis, os quais têm reservas limitadas e a sua utilização tem causado graves consequências para o ambiente, como o efeito estufa, destruição da camada de ozônio e chuvas ácidas. Agora também existe a obtenção de energia a partir do vento, das ondas do mar, do Sol etc. A mais utilizada no Brasil, é a hidráulica, onde a energia é gerada por uma hidrelétrica através da força da água.

Fig 5 - Exploração de Petróleo.


Os seres humanos são completamente dependentes da exploração dos recursos. Desde o inicio da nossa existência temos exercido forte influencia sobre a natureza, no entanto na actualidade os recursos estão a ser explorados a um nível  elevado e insustentável. Segundo estudos recentes o mundo consome 50% mais recursos naturais do que o planeta é capaz de repor, o que revela uma realidade preocupante.

Fontes: 
http://descobrir-a-terra.blogs.sapo.pt/15943.html
          http://pt.wikipedia.org/wiki/Recurso_natural

Sem comentários:

Enviar um comentário