quinta-feira, 15 de março de 2012

Efeito de estufa

A atmosfera terrestre, na sua composição actual, é o resultado de processos físico-químicos e biológicos iniciados há milhões de anos. A atmosfera do nosso planeta é formada por inúmeros gases, como, por exemplo, o azoto(78,11%) e o oxigénio(20,95%). existem no entanto outros gases como o dióxido de carbono, o metano e óxido nitroso, que desempenham um papel muito importante na nossa atmosfera.
Devido á presença de gases na troposfera, uma parte no fluxo energético infravermelho emitido pela superfície é absorvido. Como consequência verifica-se um aquecimento natural e benéfico que assegura a manutenção de temperatura média á superfície terrestre é absorvido.

  

Este fenómeno, designado por efeito de estufa, tem permitido a existência de uma multiplicidade de formas de vida na biosfera.

Reflexão: O efeito de estufa é um fenómeno que tem permitido o desenvolvimento e evolução da vida até actualmente, mantendo uma relativamente pequena variação de temperatura e uma temperatura média á superfície de 15ºC.

Fontes: Livro de geologia 12º ano

2 comentários:

  1. O efeito de estufa hoje em dia é cada vez mais prejudicial para o nosso planeta.
    Bom trabalho

    ResponderEliminar
  2. O efeito de estufa é um fenómeno que tem vindo a prejudicar cada vez mais o nosso modo de vida, bem como a vida na Terra.

    Bom trabalho, geoexplorador :D

    ResponderEliminar