No mundo existem vários locais em que existe petróleo o que nem toda a gente sabe é que esses locais estão geralmente associados a grandes mares salgados existentes no passado.
Entre 300 e 200 milhões de anos havia um único continente, a Pangeia, que há cerca de 200 milhões de anos se subdividiu em Laurásia e Gondwana. Há aproximadamente 140 milhões de anos teve inicio o processo de separação entre as duas placas tectônicas sobre as quais estão os continentes que formavam o Gondwana, os atuais continentes da África e América do Sul. No local em que ocorreu o afastamento da África e América do Sul, formou-se o que é hoje o Atlântico Sul.
Nos primórdios, devido a evaporação da água formaram-se vários mares rasos e áreas semi-pantanosas, mares esses onde formavam enormes quantidades de sal e onde proliferaram algas e microorganismos chamados de fitoplâncton e zooplâncton. Estes microorganismos depositavam-se continuamente no leito marinho na forma de sedimentos, misturando-se a outros sedimentos, e sal que se depositou depois de esses mares rasos se evaporarem. Assim estes microrganismos foram "fossilizados pelo sal" e formaram o petróleo que hoje é extraído.
Mina de sal-gema |
Hoje em dia o petróleo é procurado em sítios onde existem formações de sal-gema, pois a existência de sal está directamente associada a um antigo mar raso onde existiam seres vivos e onde hoje possivelmente existe petróleo. Este petróleo é chamado de petróleo pré-sal.
Exemplo da exploração de petróleo pré-sal no Brasil. |
Documentário: "How Earth Made Us" de Iain Stewart
Sem comentários:
Enviar um comentário