quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Célula de hidrogénio

Num exemplo primitivo de membrana electrolítica polimeriza (PEM) de célula de combustível a membrana é condutora de protões e separa o ânodo do cátodo. Em cada lado há um eléctrodo de lâmina de carbono revestido com um catalisador de platina.
No lado do ânodo o hidrogénio flui para o catalisador onde é dissociado em protões e electrões. Os protões são conduzidos através da membrana para o cátodo e os electrões são forçados a percorrer um circuito externo (fornecendo força) porque a membrana é isolada electronicamente. No cátodo as moléculas de oxigénio reagem com os electrões (que chegam pelo circuito externo) para formar água. Neste exemplo o único produto a se perder é o vapor da água, resíduo inofensivo.
As células adquiriam altas temperaturas ao entrar em funcionamento, o que era um problema em muitas actividades. Mais adiante avanços tecnológicos em 1980 e 1990 com o uso do Nafion como electrólito e a redução na quantidade do caríssimo catalisador de platina tornou-se possível o uso das células por parte de consumidores do automobilismo por exemplo. Na actual fase de pesquisas a Casio pretende lançar uma célula de combustível DMFC para notebooks a ser alimentada com o álcool metanol, em substituição às baterias de lítio de uso de três horas para 20 horas com o álcool que após esgotado seria trocado o cartucho vazio por outro cheio. Por outro lado a MTI Micro pretende lançar um carregador de baterias movido a célula de combustível.
No lado do ânodo o hidrogénio flui para o catalisador onde é dissociado em protões e electrões. Os protões são conduzidos através da membrana para o cátodo e os electrões são forçados a percorrer um circuito externo (fornecendo força) porque a membrana é isolada electronicamente. No cátodo as moléculas de oxigénio reagem com os electrões (que chegam pelo circuito externo) para formar água. Neste exemplo o único produto a se perder é o vapor da água, resíduo inofensivo.
Hidrogénio é o melhor combustível para jactos, foguetes. Sua energia é alta, portanto precisa-se de menos Hidrogénio, ficando mais leve e podendo levar mais carga útil. Se o Preço do Hidrogénio continuar a cair, logo aviões de carreira estarão usando esse combustível.


http://www.tecmundo.com.br/9083-hidrogenio-e-nanocristais-a-bateria-do-futuro.htm
http://www.tecmundo.com.br/3307-hydrofill-a-bateria-de-hidrogenio.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário