Como se formão os diamantes?
Contrariamente ao que maioria da pessoas acredita, maioria dos diamantes não provêm do carvão.
Diamantes encontrados á ou perto da superfície da Terra têm 4 processos de formação diferentes. A imagem das placas tectónicas demonstra 4 métodos de formação de diamantes. |
Métodos de Formação de diamante
Muitas pessoas acreditam que os diamantes são formados a partir do metamorfismo de carvão. Essa ideia continua a ser o "como se formam diamantes" história em salas de aula de muitos.Carvão raramente tem desempenhado um papel na formação de diamantes. Na verdade, a maioria dos diamantes que foram datados são muito mais velhos do que as primeiras plantas terrestre do planeta - o material de origem do carvão! Só isso já deveria ser prova suficiente para encerrar a ideia de que os depósitos de diamantes da Terra foram formados a partir de carvão.Outro problema com a ideia é que camadas de carvão são rochas sedimentares que normalmente ocorrem como unidades de rocha horizontal ou quase horizontal. No entanto, as rochas fonte de diamantes são tubos verticais cheias de rochas ígneas.Quatro processos são pensados para ser responsável por praticamente todos os diamantes naturais que têm sido encontradas em ou perto da superfície da Terra. Um desses processos é responsável por quase 100% de todos os diamantes que já foram minadas. Os três restantes são fontes insignificantes de diamantes comerciais.Estes processos raramente envolvem carvão.
Formação de diamante no manto da Terra Os geólogos acreditam que os diamantes em todos os depósitos de diamantes da Terra comerciais foram formados no manto e entregues à superfície por erupções vulcânicas profundas. Estas erupções produzem tubos de kimberlito e lamproite que são procurados pelos garimpeiros. Diamantes desgastado e corroídos a partir desses depósitos eruptivos estão contidos no (placer) depósitos sedimentares de fluxos e costas.A formação de diamantes naturais requer temperaturas muito elevadas e pressões.Essas condições ocorrem em zonas limitadas do manto da Terra cerca de 90 milhas(150Km) abaixo da superfície onde as temperaturas são, pelo menos,2000 graus Fahrenheit(1050 graus Celsius).Neste ambiente de pressão e temperatura crítica para o diamante formação e estabilidade não está presente globalmente. Em vez disso, é pensado estar presente principalmente no manto abaixo os interiores estável de placas continentais.
Fonte: http://geology.com/articles/diamonds-from-coal/
Muito interessante este artigo, que vem contrariar o que muitas pessoas pensam e acreditam.
ResponderEliminarCumprimentos +.+
Geo-Vida **