quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Os Marégrafos


Sabemos que todos que a altitude de um determinado local é medida a a partir do nível médio do mar, mas como será medido o nível médio do mar?
O nível médio das aguas do mar é medido através de instrumentos especiais chamados marégrafos. O marégrafo é o instrumento que regista automaticamente o fluxo e o refluxo das marés em um determinado ponto da costa. Ao registo produzido, sob a forma de gráfico, denomina-se maregrama .

Como funcionam?

Os marégrafos são boias ligadas a um registo: habitualmente um rolo de papel que roda lentamente num tambor, com o ritmo marcado por um relógio. Uma caneta marca nesse papel o nível da boia. Esta última flutua num poço, em contacto com as águas do mar apenas pelo fundo. Dessa forma, a boia está protegidas das ondas e das oscilações mais rápidas das águas. Filtra-se o ruído, como se diz em estatística.Reduzido ou eliminado o efeito das ondas, restam ainda oscilações aleatórias mais lentas, provocadas pelos ventos, pelas correntes, pelas alterações da pressão atmosférica e até pela passagem de navios. Por cima dessas oscilações aparecem ondas largas, as marés. Os marégrafos registam todos estes movimentos. É depois necessário fazer muitos cálculos para encontrar o nível médio das águas do mar.Os marégrafos são instrumentos discretos, habitualmente montados numa casinhota junto à costa. Em Portugal há vários. Um deles, talvez o mais interessante, é o marégrafo de Cascais, localizado junto à Fortaleza, no Passeio de D. Maria. Foi construído em 1882 e está hoje classificado como imóvel de interesse público. Foi com ele que se conseguiu calcular o nível médio das águas oceânicas na costa portuguesa. E foi com os seus registos que se calculou o Zero Hidrográfico, um mínimo absoluto que nem na maré mais baixa nem nas condições mais extremas é ultrapassado. O aparelho ainda hoje funciona, e os seus registos continuam a ser usados para fazer previsões rigorosas das marés.
Fontes:
http://cvc.instituto-camoes.pt/ciencia/e58.html

Reflexão: Quando surgiu a necessidade de medir altitudes estipulou-se que estas seriam medidas a partir do nível médio do mar. Os marégrafos fazem são assim instrumentos muito importantes para a geologia.

Sem comentários:

Enviar um comentário