quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Descoberta de fosseis prova que dinossauros possuíam instintos maternais.

Ilustração da Universidade de Toronto mostra os dinossauros em seus ninhos

Ninhos de dinossauros descobertos por uma equipa de paleontólogos no Parque Natural Golden Gate Highlands, na África do Sul, têm cerca de 190 milhões de anos e são os mais antigos de que há registo. Pertencentes à espécie massospondylus, dinossauros que viveram durante o período jurássico, os dez ninhos são 100 milhões de anos anteriores a todos os outros alguma vez encontrados.

Pequenas pegadas e fósseis de embriões encontrados no local sugerem que os primeiros dinossauros já seriam bastante cuidadosos com as suas crias, o que contribui para aumentar o conhecimento atual sobre a evolução destas criaturas e o seu comportamento durante a maternidade.

A investigação foi realizada por uma equipa liderada por Robert Reisz, da Universidade de Toronto Mississauga , e está publicada na revista científica "Proceedings of the National Academy of Sciences" .

Primeiros dinossauros já tinham estratégias de nidificação


Segundo o estudo, a localização dos vários ninhos revela como os dinossauros da espécie massospondylus voltavam várias vezes ao mesmo local para colocar novos ovos, que as fêmeas dispunham de forma organizada, provando serem mães cuidadosas. Por sua vez, as pegadas encontradas indicam que as crias ficavam no ninho até crescerem pelo menos o dobro do tamanho inicial.

"Estes ninhos mostram-nos pela primeira vez informação detalhada sobre a reprodução dos dinossauros no início do seu aparecimento e revelam já estratégias de nidificação apenas conhecidas em registos de dinossauros posteriores", explica David Evans, um dos autores do estudo e curador no Museu Royal Ontário , no Canadá, onde estes fósseis estarão expostos até maio.

Os primeiros fósseis da espécie massospondylus foram descobertos em 1853, na África do Sul, por Richard Owen, biólogo e paleontólogo britânico que, em 1842, adotou o termo "dinosauria" como representação dos grandes répteis que habitaram a Terra há milhões de anos.


Fonte: http://aeiou.expresso.pt/descobertos-ninhos-de-dinossauro-com-190-milhoes-de-

anos=f701282#ixzz1l9aK6qU0
http://oglobo.globo.com/ciencia/ovos-de-dinossauros-mais-antigos-do-mundo-achados-na-africa-3753131

Reflexão: Descobertas como esta contribuem muito para a compreensão da história dos gigantes repteis que outrora habitaram a Terra e também para a compreensão da evolução desta espécie. Os dados recolhidos nesta descoberta comprovam que à semelhança das aves que habitam a terra actualmente os dinossauros possuíam também instintos maternais, comprovando assim a tese de que as aves evoluíram dos dinossauros. 

Sem comentários:

Enviar um comentário