Imagem do Instituto Geográfico Nacional mostra intensa actividade sísmica na ilha (IGN) |
Nos últimos dias, têm-se registado uma série de movimentos sísmicos e especialistas estão agora a avaliar se o magma está a subir.
Barcos transportando equipas da Unidade Militar de Emergências partiram, no final da manhã, para El Hierro, para uma eventual operação de evacuação. Cinquenta e três pessoas foram já realojadas e o principal túnel da ilha, entre as localidades de Frontera e Valverde, foi encerrado.
Desde o dia 19 de Julho até às 11h16 de hoje, foram registados 8356 eventos sísmicos na ilha, segundo dados do Instituto Geográfico Nacional (IGN) de Espanha. Apenas 15 terão sido sentidos de facto pela população, segundo a edição online do diário espanhol El Pais. Mas o número de sismos aumentou e alguns mais recentes parecem estar a ocorrer a uma profundidade menor do que a maioria, o que pode significar um aumento do nível do magma sob a ilha.
De qualquer forma, com o aumento na frequência dos eventos sísmicos o governo das Canárias accionou o nível "amarelo" de alerta - o segundo menos grave numa escla de quatro cores, e que implica em maior informação à população e planificação de recursos. As autoridades estão a preparar-se para, caso necessário, retirar 4000 pessoas de El Hierro em quatro horas.
Segundo Maria del Carmen Romero, professor de Geografia da Universidade de Laguna, citada pelo jornal La Vanguardia, um dos principais riscos é o de desmoronamentos de terras, já que ilha tem encostas muito acentuadas. No entanto, pode não chegar a haver uma erupção vulcânica, lembrando de uma crise sísmica semelhante, descrita em crónicas de 1793, sem erupção.
Fonte:"http://www.publico.pt/Mundo/canarias-em-alerta-devido-a-risco-de-erupcao-vulcanica-em-el-hierro-1514110"
Sem comentários:
Enviar um comentário