sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O Megatsunami no Atlântico.

      Recentemente  ouve-se falar muito da erupção do vulcão da ilha de El Hierro nas Canárias e na possibilidade de que esta erupção possa causar um fenómeno chamado de Megatsunami capaz de "engolir" a ilha por completo. Na verdade este fenómeno é possível e pode ocorrer, mas segundo alguns geólogos espanhóis essa hipótese é muito remota, pois seria necessário que o vulcão libertasse uma grande quantidade de energia o que não está previsto acontecer. No entanto o perigo encontra-se logo acima....

Localização do vulcão de Cumbre Vieja em La Palma



      Na ilha de de La Palma no mesmo arquipélago que EL Hierro encontra-se uma das maiores ameaças da natureza, o vulcão Cumbre Vieja, com 1949 metros de altura e encontra-se ainda activo. Erupções históricas do Cumbre Vieja ocorreram em 1470, 1585, 1646, 2677, 1712, 1949 e 1971 e nestas duas ultimas erupções foi aberta uma fenda na parte ocidental da ilha  ficando cerca de 500 km³ de terreno  "suspensos" e prontos a cair ao mar. Bastaria o Cumbre Vieja entrar de novo em erupção para que essa parte da ilha desliza-se e caísse ao oceâno, formando um tsunami que poderia chegar aos 2km de altura e inundar a costa oriental da  América e a costa Ocidental da Europa e da Africa em pouco tempo, isto segundo alguns especialistas.


Propagação do tsunami no Atlântico.
Foto retirada de:http://www.es.ucsc.edu/~ward/papers/La_Palma_grl.pdf
              


Fontes:"http://www.es.ucsc.edu/~ward/papers/La_Palma_grl.pdf"
             "http://www.starnews2001.com.br/tsunami/megatsunami.htm"
              " http://pt.wikipedia.org/wiki/Cumbre_Vieja"

Notícia: Canárias em alerta devido a risco de erupção vulcânica em El Hierro

      As autoridades espanholas estão a mobilizar-se para uma eventual evacuação da ilha de El Hierro, no arquipélago espanhol das Canárias, devido ao risco de uma erupção vulcânica.
Imagem do Instituto Geográfico Nacional mostra intensa actividade sísmica na ilha
Imagem do Instituto Geográfico Nacional mostra intensa actividade sísmica na ilha (IGN)




      Nos últimos dias, têm-se registado uma série de movimentos sísmicos e especialistas estão agora a avaliar se o magma está a subir.

      Barcos transportando equipas da Unidade Militar de Emergências partiram, no final da manhã, para El Hierro, para uma eventual operação de evacuação. Cinquenta e três pessoas foram já realojadas e o principal túnel da ilha, entre as localidades de Frontera e Valverde, foi encerrado.

      Desde o dia 19 de Julho até às 11h16 de hoje, foram registados 8356 eventos sísmicos na ilha, segundo dados do Instituto Geográfico Nacional (IGN) de Espanha. Apenas 15 terão sido sentidos de facto pela população, segundo a edição online do diário espanhol El Pais. Mas o número de sismos aumentou e alguns mais recentes parecem estar a ocorrer a uma profundidade menor do que a maioria, o que pode significar um aumento do nível do magma sob a ilha.

      De qualquer forma, com o aumento na frequência dos eventos sísmicos o governo das Canárias accionou o nível "amarelo" de alerta - o segundo menos grave numa escla de quatro cores, e que implica em maior informação à população e planificação de recursos. As autoridades estão a preparar-se para, caso necessário, retirar 4000 pessoas de El Hierro em quatro horas.

      Segundo Maria del Carmen Romero, professor de Geografia da Universidade de Laguna, citada pelo jornal La Vanguardia, um dos principais riscos é o de desmoronamentos de terras, já que ilha tem encostas muito acentuadas.          No entanto, pode não chegar a haver uma erupção vulcânica, lembrando de uma crise sísmica semelhante, descrita em crónicas de 1793, sem erupção.





Fonte:"http://www.publico.pt/Mundo/canarias-em-alerta-devido-a-risco-de-erupcao-vulcanica-em-el-hierro-1514110"

domingo, 25 de setembro de 2011

Notícia: Registado sismo na ilha do Pico

"http://www.meteo.pt/pt/sismologia/actividade/"
     Ontem foi registado um evento às 20h25, com epicentro a cerca de dez km a SSW de Candelária, ilha do Pico.
     O sismo foi sentido ontem, às 20h25, com uma intensidade máxima II/III na escala de Mercalli.
     De acordo com a informação disponível o evento foi sentido com intensidade máxima II/III (Escala
de Mercalli Modificada) em Candelária, ilha do Pico.





                                           Fonte:" http://www.jornaldiario.com/ver_noticia.php?id=37260&d=1"

sábado, 24 de setembro de 2011

Camada D"

      Na transição do manto para o núcleo admite-se uma nova zona muito activa, ainda enigmática, designada por camada D".
      A camada D" é uma camada que tem espessura variável, podendo atingir os 300 km. Esta camada determina a interface entre zonas muito diferentes sob o ponto de vista da composição, da densidade, da viscosidade, da rigidez, da pressão e da temperatura. Os geofísicos acreditam que a camada D" constitui a chave para compreender o dinamismo interno da Terra. Através dela o núcleo transfere o seu calor para o manto, o que pode ter consequências importantes sobre a dinâmica do manto. Actualmente alguns investigadores admitem que a camada D" será a fonte das plumas térmicas, uma matéria menos densa e menos viscosa que forma penachos com dezenas de quilómetros de diâmetro que alimentam os pontos quentes. Há também quem admita que as zonas mais frias da camada D" correspondem à chegada até essas profundidades das placas litosfericas que mergulham nas zonas de subducção.