quinta-feira, 26 de abril de 2012

O mármore de Estremoz

Das imagens de marca que Portugal disponibiliza ao Mundo, os Mármores de Estremoz estão entre as mais conhecidas. A excelência evidenciada pelas variedades cromáticas mas também, e cada vez mais, pelas suas propriedades físico-mecânicas, em função de constrangimentos de mercado, colocam os Mármores de Estremoz entre os melhores do Mundo, sejam quais forem os parâmetros comparativos que se utilizem.O anticlinal de Estremoz corresponde a uma estrutura simétrica com um núcleo precâmbrico a que se sobrepõe uma Formação Dolomítica de idade câmbrica inferior, os mármores calcíticos explorados como rocha ornamental ocorrem intercalados no Complexo Vulcano-Sedimentar-Carbonatado de Estremoz onde constituem a maior parte do volume. A sequência completa-se com xistos negros e liditos, por vezes com graptólitos, de idade silúrica. Esta sequência tem equivalência litológica com a que ocorre na Green Mountain, no Estado de Vermont – EUA. Esta correspondência transporta-nos para uma evolução geodinâmica de abertura e fecho de oceanos que não podemos retratar neste pequeno texto.A extracção deste recurso remonta, pelo menos, ao Período Romano existindo, ainda, preservados vestígios desta actividade com mais de dois mil anos. O indício mais antigo reconhecido da utilização dos mármores na região alentejana, data do ano 370 a.C. e consiste numa lápide mandada executar pelo capitão cartaginês Maarbal, na sua viagem de Faro para Elvas, que foi descoberta por Túlio Espanca em Terena - Alandroal. É interessante referir que no Séc. I, tendo os Romanos já adquirido experiência na extracção e transformação de mármores em Itália, rapidamente reconheceram o valor dos mármores alentejanos passando a utilizá-los sistematicamente na arquitectura peninsular, tanto em edifícios públicos como particulares. Aos olhos de um leigo poderia parecer que assim não seria e que eles teriam trazido os seus mármores para a Península Ibérica, no entanto a análise comparativa entre isótopos de carbono e oxigénio permitiu, sem qualquer dúvida, afirmar que, por exemplo, na edificação do Templo Romano e de outras construções romanas de Évora, os mármores encontrados provieram do anticlinal de Estremoz.




Fig 1 - Pedreira em Estremoz.


O mármore de Estremoz é actualmente conhecido internacionalmente não só pela sua qualidade mas por ser muitas vezes considerado o "substituto" do extinto mármore de Carrada.

Mina da Panasqueira


A Mina da Panasqueira é uma das maiores minas de volfrâmio da Europa. Fica situada no concelho da Covilhã, distrito de Castelo Branco, Portugal.
As Minas da Panasqueira é a maior mina de volfrâmio fora da China. 

Produz  em toneladas / mês 

130 de volfrâmio 
25 de cobre 
3 de estanho 

História

A Mina da Panasqueira data de 1896. O seu período de maior desenvolvimento deu-se durante a Segunda Guerra Mundial devido à utilização do volfrâmio nas ligas metálicas do armamento.
Desde 1928, a Mina é explorada pela empresa BTW (Beralt Tin & Wolfram), atualmente detida pela multinacional japonesa Sojitz Corporation. Nela trabalham cerca de 320 mineiros.
A frente de prospeção está na Barroca Grande, freguesia de Aldeia de São Francisco de Assis.

Fig 1 - Minas da panasqueira.

Esta mina é talvez a mais importante na História da exploração mineira em Portugal contribuindo para as exportações durante a segunda grande guerra e é ainda uma das minas mais conhecidas do país.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Métodos de Prospecção.

Para descobrir a existência de uma potencial exploração mineira, é necessário fazer uma prospecção mineira, ou seja avaliar a existência de um determinado recurso num determinado local.
Para isso são usados vários métodos para saber como é o terreno em profundidade e, assim, avaliar a existência de recursos.






Hoje em dia devido aos avanços tecnológicos é cada vez mais fácil a prospecção de minerais, sendo possível avaliar com muita precisão o que se encontra no "subsolo". Isto constitui uma enorme vantagem já que os recursos são cada vez mais escassos.


Fonte: http://e-geo.ineti.pt/divulgacao/materiais/guioes/folheto_minerais.pdf

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Jazigo Mineral

Um jazigo mineral é um local onde determinado elemento químico existe numa concentração muito superior ao seu clarke.

Fig 1 - Exploração mineira.


Jazigo Mineral - Caracterização


Minério - material que é aproveitável e que tem interesse económico.
Ganga ou estéril - Material sem valor económico e que está associado ao minério.

Fig 2 -  Representação da Ganga e do Minério.




Fontes:  http://rusoares65.pbworks.com/w/page/4305393/Jazigo%20Mineral





quinta-feira, 19 de abril de 2012

Recursos minerais em Portugal

A produção portuguesa de recursos minerais é fundamentalmente constituída por matérias-primas e minérios metálicos.

Portugal é um país relativamente rico em recursos minerais não metálicos, estes assumem particular importância como materiais de construção e de ornamentação, nomeadamente o xisto, o granito, o basalto, o mármore, o calcário, as areias e as argilas.

Fig 1 - Recursos minerais em Portugal.




O nosso país é rico em vários recursos minerais, e estes assumem um papel importante na ecónomia, no entanto somos ainda muito dependentes da importação de vários outros recursos como os recursos energéticos.



quinta-feira, 12 de abril de 2012

Recursos Naturais


Fig 1- Recursos Naturais.


Os recursos naturais são elementos da natureza com utilidade para o Homem, com o objectivo do desenvolvimento da civilização, sobrevivência e conforto da sociedade. Podem ser renováveis, como a água, a luz do Sol, o vento, ospeixes, as florestas, ou não-renováveis, como o petróleo e alguns minérios. Os não-renováveis incluem substâncias que não podem ser recuperadas num curto período de tempo e os renováveis são aqueles que se podem renovar, ou serem recuperados, com ou sem interferência humana.Podemos ainda caracterizá-los, em relação à sua natureza, como:
• Recursos minerais
• Recursos biológicos
• Recursos hídricos
• Recursos energéticos



Os recursos naturais podem ser componentes da paisagem geográfica, desde que ainda não tenham sofrido importantes transformações pelo trabalho do Homem.

Recursos Minerais


Os recursos minerais são acumulações ou concentrações de rochas e minerais nacrosta terrestre. Os minerais são extraídos da crosta terrestre através da actividade mineira. Estas explorações não trazem apenas benefícios para o Homem, mas também consequências, ou seja, esta exploração causa poluição ambiental e atmosférica e altera a paisagem da região onde esta se encontra.

Jazidas minerais – acumulações de rochas ou minerais que têm algum interesse económico rentável para o Homem.

Fig 2 - Diamantes, um recurso mineral raro.

Recursos Biológicos

Os recursos biológicos englobam um conjunto de materiais e energia que o Homem pode obter a partir de outros seres vivos e são inesgotáveis. As principais consequências destas explorações são a perda da biodiversidade, a poluiçãoatmosférica, dos solos e da água e a destruição das florestas.As florestas servem para fabricar vários produtos, sendo um dos principais o papel, recurso mais utilizado na escrita, fabricado através da madeira. Sem a madeira das árvores, não existiriam cestos, secretárias, móveis, camas, lápis, casas de madeira entre muitas outras coisas.

Fig 3 - Pesca.


Recursos Hídricos


Os recursos hídricos são as águas superficiais ou subterrâneas disponíveis para qualquer actividade humana. Nos últimos anos os recursos hídricos têm sido profundamente influenciados pelas actividades humanas, especialmente pela construção de barragens, pelos extensos sistemas artificiais de rega, pela degradação das linhas de água e de bacias hidrográficas, por elevada contaminação de produtos químicos provenientes das indústrias e da agricultura nas águas subterrâneas e superficiais.

A água é o principal recurso natural. Dele dependem todos os processos biológicos, incluindo o nosso corpo que é constituído por 70 % de água e, de uma maneira ou de outra, todas as actividades humanas requerem a presença de tão precioso e indispensável recurso. Da água existente na Terra, 97,5% é salgada e existe nos oceanos e mares. Os restantes 2,5% representam a água doce, dos quais 2/3 se encontram no estado sólido e 1/3 que está em estado líquido (rios, lagos e lençóis de água subterrâneos). O Homem tem apenas ao seu dispor este último terço de água.

Fig 4 - Água.

Recursos energéticos

Recursos energéticos são todos aqueles recursos que direta ou indiretamente originam ou acumulam energia.Como Recursos energéticos, atualmente e ao nível dos países industrializados, utiliza-se como principal fonte de energia os combustíveis fósseis, os quais têm reservas limitadas e a sua utilização tem causado graves consequências para o ambiente, como o efeito estufa, destruição da camada de ozônio e chuvas ácidas. Agora também existe a obtenção de energia a partir do vento, das ondas do mar, do Sol etc. A mais utilizada no Brasil, é a hidráulica, onde a energia é gerada por uma hidrelétrica através da força da água.

Fig 5 - Exploração de Petróleo.


Os seres humanos são completamente dependentes da exploração dos recursos. Desde o inicio da nossa existência temos exercido forte influencia sobre a natureza, no entanto na actualidade os recursos estão a ser explorados a um nível  elevado e insustentável. Segundo estudos recentes o mundo consome 50% mais recursos naturais do que o planeta é capaz de repor, o que revela uma realidade preocupante.

Fontes: 
http://descobrir-a-terra.blogs.sapo.pt/15943.html
          http://pt.wikipedia.org/wiki/Recurso_natural